Formação
Creche / Pré-escola Central SAS – USP
São
Paulo, 27 de janeiro de 2016
Construção
coletiva sobre o trabalho:
“BRINCAR JUNTO”
Justificativa e Motivações:
Objetivos:
·
Promover a brincadeira entre
crianças de faixas etárias diferentes e seus adultos parceiros;
·
Referendar as DCNEIs,
especialmente, no que diz respeito aos eixos brincadeiras e interações;
·
Promover encontros para Brincar junto;
·
Criar oportunidades de experiências
que as crianças possam compartilhar entre si, variando as idades, juntamente
com os adultos;
·
Os encontros entre as crianças precisam
ser “mediados” pelas brincadeiras;
·
Assegurar o diálogo/escuta das e
sobre as crianças a partir daquilo que inicialmente foi proposto nos encontros
semanais.
Objetivos para adultos:
·
Ajudar o adulto a buscar estudos
sobre as brincadeiras/interidades;
·
Descobrir qual o papel do adulto
nesse processo a ser vivido na proposta de Brincar junto no interidades.
Periodicidade:
Duas (2) vezes por semana, sendo uma em cada período, no momento de
pequeno grupo, das 10h às 11h e das 16h às 17h.
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Seg.
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Ter.
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Qua.
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Qui.
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Sex.
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Manhã
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X
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Tarde
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X
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Métodos:
Planejamento
inicial -> desenvolvimento -> observação/registro -> rever/avaliar
-> novo planejamento/atualização... (cíclico).
Banco de Palavras/Conceitos
que precisam de mais investigação/estudo:
INTERAÇÃO – EXPERIÊNCIA – ESTUDO – CORDIALIDADE – RESPEITO – OLHAR –
REGISTRO – SALA MULTISSERIADA – MEDIAÇÃO – DIALOGAR/ESCUTA –
ESPONTANEIDADE/ESPONTANEÍSMO – BRINCAR
Como irão funcionar os grupos:
- Grupo de crianças
·
Grupos fixos de crianças (apostar
na composição de novas parcerias, constância).
·
Critérios para a organização dos
grupos (idades misturadas, irmãos/sobrinhos/parentescos de algum grau
participando de um mesmo grupo, bebês serão recebidos nos grupos com menor
quantidade de crianças).
- Trios de professoras:
·
Os trios deverão se encontrar
para avaliações do trabalho, no modelo de quadras.
·
Todas as professoras deverão participar,
até mesmo as volantes.
·
Fazer um painel em que esses
trios se formem (mapa).
·
Serão seis (6) trios, sendo dois deles compostos por mais educadoras
que receberão os bebês. (Juliana e Stephanie)?
·
A Formação mensal é mais um
espaço de planejamento, socialização e avaliação das práticas.
Funcionamento dos grupos de crianças:
·
O trabalho “Brincar Junto” será semestral
– início em março e fechamento em julho de 2016.
·
Fases a seguir: Implantar/desenvolver
a proposta, ajustar dificuldades durante andamento, registrar, avaliar em
julho.
·
No Módulo Verde, cada grupo pode
ser subdividido em dois e agregado às crianças do Módulo Azul.
·
Módulo Azul se junta às crianças
do Módulo Verde de maneira distribuída.
·
Módulo Amarelo é circulante,
flexível, poderá participar conforme as possibilidades.
·
Contemplar que os irmãos possam
estar juntos
·
As crianças do Amarelo poderão
estar no grupo dos seus irmãos.
Quando começa?
·
Sugestão de começo em Março (após
a Formação, dia 11/03/2016) porque deveremos ter lido algum texto, conversado
entre as professoras, formal ou informalmente, ter alguma reunião.
·
Início experimental – apenas o
encontro entre os grupos de crianças, em seguida, levar a experiência
observada/anotada para a Formação de 11 de março de 2016.
·
“Brincar junto” ocorrerá no Momento de Pequeno Grupo:
Sexta de manhã: 4/03, das 10h às 11h.
Quarta de tarde: 2/03, das 16h às 17h.
Obs.: Na quarta
à tarde, alterar o horário de pequeno grupo e avisar as famílias.
Local: ponto de encontro Módulo 1 – 5 minutos antes do início da
atividade.
Mapa semanal
indicando onde as atividades vão ocorrer/ local deve ser mais fixo?
29/01/16
Definimos a
organização dos agrupamentos de crianças, sendo que um dos critérios foi a
inclusão de irmãos nos mesmos grupos. Os grupos estão multietários.
Os dois (2)
grupos de 13 crianças recebem os bebês. Serão grupos organizados por duas
professoras + a professora que acompanha os bebês.
Os outros quatro
(4) grupos terão 16 ou 17 crianças.
Grupo A
(17)
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Grupo B
(16)
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Grupo C
(13)
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Mariamne
Theo
Ricardo
Luca
Pedro Miguel
Nicolas
João Pedro (que era do M3)
Jorge
Carmela
Manuella
Miguel
José Ignácio
Helena Heise
Ângela
Ernesto
Lucas
Gabriela Tassinari
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Guilherme
Igor
Pedro Henrique Ribeiro
Maria Eduarda
Clarice
Liz
Murilo
Bento
Maria Clara
Miguel
Davi
Lorenzo
Artur
Laura
Chiara
João Vitor
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Iara
Clarisse
Luiza
Natalia
Miguel
João Pedro – G3/G4 M3
Helena Scrivanti
Samuel Davi
Victor
Cauê
Pedro Henrique Navero
Lorena – era do M1
Davi Panissa
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Grupo D
(17)
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Grupo E
(17)
|
Grupo F
(13)
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Rafaela
Francisco
Davi Filgueiras
Lívia
Lorena
Larissa
Christopher
Antero
Samuel Victor
Maria Rosa
Rosa
Dionísio
Pietro
David
Arthur
Antônio
Eloísa
|
Raul
Olívia
Teresa
Gustavo
Felipe
Lara
João Marcelo
Luisa
Sabrina
Guilherme
Angelina
Ewdmar
Leonnardo
Manuela
Elis
Luiza
Pedro Buzzo
|
Marcelo
Sofia
Helena
Emanuel
Luis Guilherme
Heitor
Cecília
Maria Eduarda
Ana Clara
Enrico
Francisco?
Gil
Pedro Cruz
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Bibliografia a ser construída coletivamente
Para
ser lida até a formação de 11/03
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Crianças
menores e maiores: entre diferentes idades e linguagens
Patrícia
Prado
O
diário como instrumento de análise do pensamento do professor
Os
diários nesta investigação: história do meu trabalho com os diários
Miguel
Zabalza
|
Formação
11/03
|
Debate
desses textos
Território
do Brincar – Diálogo com as escolas
|
Sobre
os textos:
Enviaremos os textos por email
Uma cópia de cada texto ficará na sala de reuniões
Roteiro de leitura dos textos:
- O que os textos dizem?
- O que eu digo ao texto?
Professoras: o ideal é que você leiam todos os texto,
no entanto, caso queiram, os trios podem se organizar para ler o conunto de
maneira compartilhada.
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