sábado, 5 de março de 2016

Construção coletiva - Formação Janeiro 2016 - Projeto Brincar Junto 2016

Formação Creche / Pré-escola Central SAS – USP
São Paulo, 27 de janeiro de 2016

Construção coletiva sobre o trabalho:
“BRINCAR JUNTO”

Justificativa e Motivações:




Objetivos:
·      Promover a brincadeira entre crianças de faixas etárias diferentes e seus adultos parceiros;
·      Referendar as DCNEIs, especialmente, no que diz respeito aos eixos brincadeiras e interações;
·      Promover encontros para Brincar junto;
·      Criar oportunidades de experiências que as crianças possam compartilhar entre si, variando as idades, juntamente com os adultos;
·      Os encontros entre as crianças precisam ser “mediados” pelas brincadeiras;
·      Assegurar o diálogo/escuta das e sobre as crianças a partir daquilo que inicialmente foi proposto nos encontros semanais.

Objetivos para adultos:
·      Ajudar o adulto a buscar estudos sobre as brincadeiras/interidades;
·      Descobrir qual o papel do adulto nesse processo a ser vivido na proposta de Brincar junto no interidades.

Periodicidade:
Duas (2) vezes por semana, sendo uma em cada período, no momento de pequeno grupo, das 10h às 11h e das 16h às 17h.

Seg.
Ter.
Qua.
Qui.
Sex.
Manhã




X
Tarde


X



Métodos:
Planejamento inicial -> desenvolvimento -> observação/registro -> rever/avaliar -> novo planejamento/atualização... (cíclico).

Banco de Palavras/Conceitos que precisam de mais investigação/estudo:
INTERAÇÃO – EXPERIÊNCIA – ESTUDO – CORDIALIDADE – RESPEITO – OLHAR – REGISTRO – SALA MULTISSERIADA – MEDIAÇÃO – DIALOGAR/ESCUTA – ESPONTANEIDADE/ESPONTANEÍSMO – BRINCAR

Como irão funcionar os grupos:
- Grupo de crianças
·      Grupos fixos de crianças (apostar na composição de novas parcerias, constância).
·      Critérios para a organização dos grupos (idades misturadas, irmãos/sobrinhos/parentescos de algum grau participando de um mesmo grupo, bebês serão recebidos nos grupos com menor quantidade de crianças).

- Trios de professoras:
·      Os trios deverão se encontrar para avaliações do trabalho, no modelo de quadras.
·      Todas as professoras deverão participar, até mesmo as volantes.
·      Fazer um painel em que esses trios se formem (mapa).
·      Serão seis (6) trios, sendo dois deles compostos por mais educadoras que receberão os bebês. (Juliana e Stephanie)?
·      A Formação mensal é mais um espaço de planejamento, socialização e avaliação das práticas.

Funcionamento dos grupos de crianças:
·      O trabalho “Brincar Junto” será semestral – início em março e fechamento em julho de 2016.
·      Fases a seguir: Implantar/desenvolver a proposta, ajustar dificuldades durante andamento, registrar, avaliar em julho.
·      No Módulo Verde, cada grupo pode ser subdividido em dois e agregado às crianças do Módulo Azul.
·      Módulo Azul se junta às crianças do Módulo Verde de maneira distribuída.
·      Módulo Amarelo é circulante, flexível, poderá participar conforme as possibilidades.
·      Contemplar que os irmãos possam estar juntos
·      As crianças do Amarelo poderão estar no grupo dos seus irmãos.

Quando começa?
·      Sugestão de começo em Março (após a Formação, dia 11/03/2016) porque deveremos ter lido algum texto, conversado entre as professoras, formal ou informalmente, ter alguma reunião.
·      Início experimental – apenas o encontro entre os grupos de crianças, em seguida, levar a experiência observada/anotada para a Formação de 11 de março de 2016.
·      “Brincar junto” ocorrerá no Momento de Pequeno Grupo:
Sexta de manhã: 4/03, das 10h às 11h.
Quarta de tarde: 2/03, das 16h às 17h.
Obs.: Na quarta à tarde, alterar o horário de pequeno grupo e avisar as famílias.
Local: ponto de encontro Módulo 1 – 5 minutos antes do início da atividade.
Mapa semanal indicando onde as atividades vão ocorrer/ local deve ser mais fixo?

29/01/16

Definimos a organização dos agrupamentos de crianças, sendo que um dos critérios foi a inclusão de irmãos nos mesmos grupos. Os grupos estão multietários.
Os dois (2) grupos de 13 crianças recebem os bebês. Serão grupos organizados por duas professoras + a professora que acompanha os bebês.
Os outros quatro (4) grupos terão 16 ou 17 crianças.

Grupo A (17)
Grupo B (16)
Grupo C (13)
Mariamne
Theo
Ricardo
Luca
Pedro Miguel
Nicolas
João Pedro (que era do M3)
Jorge
Carmela
Manuella
Miguel
José Ignácio
Helena Heise
Ângela
Ernesto
Lucas
Gabriela Tassinari
Guilherme
Igor
Pedro Henrique Ribeiro
Maria Eduarda
Clarice
Liz
Murilo
Bento
Maria Clara
Miguel
Davi
Lorenzo
Artur
Laura
Chiara
João Vitor
Iara
Clarisse
Luiza
Natalia
Miguel
João Pedro – G3/G4 M3
Helena Scrivanti
Samuel Davi
Victor
Cauê
Pedro Henrique Navero
Lorena – era do M1
Davi Panissa

Grupo D (17)
Grupo E (17)
Grupo F (13)
Rafaela
Francisco
Davi Filgueiras
Lívia
Lorena
Larissa
Christopher
Antero
Samuel Victor
Maria Rosa
Rosa
Dionísio
Pietro
David
Arthur
Antônio
Eloísa
Raul
Olívia
Teresa
Gustavo
Felipe
Lara
João Marcelo
Luisa
Sabrina
Guilherme
Angelina
Ewdmar
Leonnardo
Manuela
Elis
Luiza
Pedro Buzzo
Marcelo
Sofia
Helena
Emanuel
Luis Guilherme
Heitor
Cecília
Maria Eduarda
Ana Clara
Enrico
Francisco?
Gil
Pedro Cruz


Bibliografia a ser construída coletivamente
Para ser lida até a formação de 11/03
Crianças menores e maiores: entre diferentes idades e linguagens
Patrícia Prado
O diário como instrumento de análise do pensamento do professor
Os diários nesta investigação: história do meu trabalho com os diários
Miguel Zabalza
Formação 11/03
Debate desses textos
Território do Brincar – Diálogo com as escolas

Sobre os textos:
Enviaremos os textos por email
Uma cópia de cada texto ficará na sala de reuniões
Roteiro de leitura dos textos:
- O que os textos dizem?
- O que eu digo ao texto?
Professoras: o ideal é que você leiam todos os texto, no entanto, caso queiram, os trios podem se organizar para ler o conunto de maneira compartilhada.

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